SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue03The Family Physician: to be or not to be? Dilemmas related to career choiceMedical students and counseling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

TUTUNJI, Valdi Lopes. Pedagogia da Libertação: o caso do ensino medicoFor a Pedagogy of Liberation: the case of medical education. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.472-475. ISSN 1981-5271.

RESUMO A redemocratização brasileira vem promovendo mudanças na educação e nas práticas médicas, que ainda se encontram aquém da realidade e das necessidades nacionais. As escolas médicas não conseguem desenvolver um novo modelo que permita superar esse estágio de insatisfação da sociedade e de seus alunos. A violência escolar perpetrada por suas práticas pedagógicas e educacionais não permite o desenvolvimento de um ambiente satisfatório ao processo ensino-aprendizagem: burocracia, excesso de regulamentações, ausência de diálogo e de instâncias participativas, imposição de conteúdos e disciplinas, arquitetura (muros, grades, catracas e sirenes) tornam professores e alunos reféns do discurso da ordem e da produtividade. Não é mais possível admitir e permitir que o cotidiano da escola opere completamente à revelia dos anseios de seus atores constitutivos. A escola, por meio de seus gestores, precisa trabalhar no fortalecimento da sua capacidade de transformação, de autocrítica e aperfeiçoamento, assim como espera de seus estudantes. Não há democracia sem emancipação, sem uma formação que permita aos sujeitos uma atuação crítica, política e ética.

Keywords : Educação Médica; Tendências; Ética; Humanismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )