SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número03Médico de família: ser ou não ser? Dilemas envolvidos na escolha desta carreiraO estudante de Medicina e a procura de ajuda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

TUTUNJI, Valdi Lopes. Pedagogia da Libertação: o caso do ensino medicoFor a Pedagogy of Liberation: the case of medical education. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.472-475. ISSN 1981-5271.

RESUMO A redemocratização brasileira vem promovendo mudanças na educação e nas práticas médicas, que ainda se encontram aquém da realidade e das necessidades nacionais. As escolas médicas não conseguem desenvolver um novo modelo que permita superar esse estágio de insatisfação da sociedade e de seus alunos. A violência escolar perpetrada por suas práticas pedagógicas e educacionais não permite o desenvolvimento de um ambiente satisfatório ao processo ensino-aprendizagem: burocracia, excesso de regulamentações, ausência de diálogo e de instâncias participativas, imposição de conteúdos e disciplinas, arquitetura (muros, grades, catracas e sirenes) tornam professores e alunos reféns do discurso da ordem e da produtividade. Não é mais possível admitir e permitir que o cotidiano da escola opere completamente à revelia dos anseios de seus atores constitutivos. A escola, por meio de seus gestores, precisa trabalhar no fortalecimento da sua capacidade de transformação, de autocrítica e aperfeiçoamento, assim como espera de seus estudantes. Não há democracia sem emancipação, sem uma formação que permita aos sujeitos uma atuação crítica, política e ética.

Palavras-chave : Educação Médica; Tendências; Ética; Humanismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )