SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número04Indicadores da escolha de pediatria por graduandos da Universidade de Brasília: estudo longitudinal em série históricaPrevalência da infecção tuberculosa em universitários da Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PONTE, Cynthia Isabel Ramos Vivas; TORRES, Marco Antonio Rodrigues; MACHADO, Carmen Lucia Bezerra  e  MANFROI, Waldomiro Carlos. A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação professional. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.04, pp.527-534. ISSN 1981-5271.

Este estudo objetiva desenvolver e aplicar uma metodologia de pesquisa que oportunize a análise das ações de extensão realiza das pelos docentes da Famed/UFRGS no período de 2000 a 2004. A pesquisa, qualitativa, utiliza estudo de caso, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, e faz um mapeamento das ações quanto a plano acadêmico, relação universidade/sociedade e produção acadêmica. Os resultados obtidos explicitam a prática da extensão desenvolvida pelos docentes que participaram do estudo neste período como um espaço de interação entre professor/aluno/comunidade em cenários de produção/construção do conhecimento, contribuindo para formar um profissional comprometido com a realidade social, como preconizam as diretrizes curriculares da saúde e da medicina em particular. A metodologia proposta propiciou conhecer os cenários onde se desenvolvem as atividades e a interação presente nas ações de extensão com a graduação, a pós-graduação e a pesquisa.

Palavras-chave : Educação Médica; Relações Comunidade-Instituição; Educação Profissionalizante; Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )