SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número04Prevalência da infecção tuberculosa em universitários da Universidade Estadual de Montes Claros, Minas GeraisA humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de Medicina da UFRN - Natal - RN - Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

TRINDADE, Leda Maria Delmondes Freitas  e  VIEIRA, Maria Jesia. Curso de medicina: motivações e expectativas de estudantes iniciantes. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.04, pp.542-554. ISSN 1981-5271.

Trata-se de um estudo qualitativo que analisa as percepções de alunos iniciantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe quanto a motivações, expectativas atuais e futuras, apoio psicopedagógico e sentimentos vivenciados. De uma população de alunos matriculados nos anos 2000 e 2006, foram incluí dos 90 alunos que cursavam até o segundo mês do primeiro período do ciclo básico, que responderam questionários com perguntas abertas e fechadas, os quais foram submetidos à análise de conteúdo categorial. Dos resultados destacam-se como motivações: humanismo, afinidade, status social, imagem cultural, utilidade, transcendência, ter conhecimento e independência financeira. Os respondentes relatam expectativas enquanto momento vivencial: idealismo/altruísmo, relação pessoal e interpessoal, atingir objetivos, insegurança, competitividade e ensino de qualidade. Esperam encontrar: integração professor-aluno, liberdade de expressão, integração ensino e realidade, didática de ensino, compromisso do corpo docente, infraestrutura. Conclui-se que, embora estivessem havia apenas dois meses no curso, os respondentes identificaram algumas limitações da abordagem pedagógica e dificuldades na relação professor-aluno. Foram evidenciados pontos críticos que sugerem maior atenção no que diz respeito ao processo de ensino e seleção de docentes.

Palavras-chave : Estudantes de Medicina; Escolha da Profissão; Motivação; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )