SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue04A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de Medicina da UFRN - Natal - RN - BrasilMédicos recém-formados: sólida formação geral ou sólida formação especializada? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SILVA, Roseli Ferreira  and  FRANCISCO, Marcos Antonio. Portfólio reflexivo: uma estratégia para a formação em medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.04, pp.562-570. ISSN 1981-5271.

Esta investigação discute a estratégia do portfólio reflexivo na formação médica no contexto de um currículo inovador. O objetivo do estudo foi identificar a percepção dos estudantes quanto ao uso do portfólio reflexivo na Unidade Educacional de Prática Profissional. Caracteriza-se como um estudo de caso, no qual a análise dos dados foi realizada, na perspectiva qualitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo; na perspectiva da análise quantitativa, foi utiliza da medida de frequência simples. A coleta de dados foi feita mediante aplicação de um questionário com questões abertas. Os sujeitos do estudo foram 33 estudantes da segunda série. Os resultados apontam a contribuição do portfólio para a formação profissional, na medida em que permitiu ao estudante o acompanhamento e a organização do cuidado à saúde das pessoas sob sua responsabilidade e proporcionou um processo de auto avaliação. Por outro lado, a compreensão de portfólio apontada pelos estudantes se distancia em grande parte da concepção de portfólio reflexivo, pois pouca ou nenhuma contribuição para o desenvolvimento da capacidade reflexiva foi considerada pelos estudantes.

Keywords : Portfólio; Formação Médica; Ensino-Aprendizagem; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )