SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número04Portfólio reflexivo: uma estratégia para a formação em medicinaO humanismo na perspectiva de estudantes de medicina da UFAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

RIBEIRO, Rafael Casali; FONSECA-GUEDES, Cristina Helena Ferreira  e  NUNES, Maria do Patrocínio Tenório. Médicos recém-formados: sólida formação geral ou sólida formação especializada?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.04, pp.571-585. ISSN 1981-5271.

Objetivo: Investigar os efeitos da especialização precoce - dedicação seletiva a uma especialidade médica no período de graduação - sobre a formação geral dos médicos recém-formados. Casuística e métodos: Candidatos ao processo seletivo a Programas de Residência Médica 2008 (PSPRM), forma - dos na FMUSP em 2007 (universo = 163), destacados e agrupados por carreira pretendida (CP). Este estudo foca o desempenho no PSPRM e no histórico escolar. Análise intergrupos - candidatos a deter - minada CP x demais candidatos FMUSP e intragrupos - desempenho em diferentes áreas de conheci - mento (AC) x média nas demais áreas. Coeficientes de correlação - entre fases do PSPRM e histórico. P < 0,05. Resultados e conclusões: Existe correlação entre histórico e PSPRM. De acordo com os da dos investigados, houve tendência de especialização precoce em GO (obstetrícia e ginecologia), PQ (psiquiatria) e PED (pediatria), com prejuízo em áreas de conhecimento não diretamente relacionadas à carreira pretendida. Candidatos à CM (clínica médica) apresentaram desempenho globalmente superior ao dos demais nas provas e no histórico, possivelmente devido ao interesse mais abrangente por toda a Medicina, que levaria a uma formação mais ampla e sólida.

Palavras-chave : Residência Médica; Especialização; Educação Médica; Educação de Graduação em Medicina; Avaliação Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )