SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue04Médicos recém-formados: sólida formação geral ou sólida formação especializada?Factors associated with depressive symptoms in a sample of Brazilian medical students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

AZEVEDO, Cristina Camelo de; RIBEIRO, Maria Auxiliadora Teixeira  and  BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. O humanismo na perspectiva de estudantes de medicina da UFAL. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.04, pp.586-594. ISSN 1981-5271.

Este artigo apresenta uma pesquisa que analisa as concepções de humanismo e suas contribuições para a formação médica, na ótica discente, no âmbito do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, no período compreendido de novembro de 2006 a julho de 2007. A metodologia escolhida foi a de realização de cinco grupos focais, nos quais foram coletados os depoimentos de 73 estudantes, analisados posteriormente por meio de referencial sobre as práticas discursivas. Os resultados encontrados destacam três aspectos acerca do que o estudante observa e vivencia: na relação com a instituição, o curso e os sentimentos que surgem no seu processo como aprendiz; sobre a relação aluno-professor no curso médico; e, por fim, sobre a relação médico-paciente e de - mais pessoas com quem o médico interage em seu exercício profissional. Surgiram elementos indicativos de um aprendizado entremeado de sinais de contrariedade, irritação, impaciência e intolerância com os professores e seus métodos e com a instituição. A humanização não é sentida nas práticas pedagógicas da formação médica, embora seja priorizada nos espaços formais iniciais do curso médico.

Keywords : Humanismo; umanização da Assistência Hospitalar; Estudantes de Medicina; Educação Médica; Relações Médico-Paciente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )