SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número04Médicos recém-formados: sólida formação geral ou sólida formação especializada?Factors associated with depressive symptoms in a sample of Brazilian medical students índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

AZEVEDO, Cristina Camelo de; RIBEIRO, Maria Auxiliadora Teixeira  e  BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. O humanismo na perspectiva de estudantes de medicina da UFAL. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.04, pp.586-594. ISSN 1981-5271.

Este artigo apresenta uma pesquisa que analisa as concepções de humanismo e suas contribuições para a formação médica, na ótica discente, no âmbito do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, no período compreendido de novembro de 2006 a julho de 2007. A metodologia escolhida foi a de realização de cinco grupos focais, nos quais foram coletados os depoimentos de 73 estudantes, analisados posteriormente por meio de referencial sobre as práticas discursivas. Os resultados encontrados destacam três aspectos acerca do que o estudante observa e vivencia: na relação com a instituição, o curso e os sentimentos que surgem no seu processo como aprendiz; sobre a relação aluno-professor no curso médico; e, por fim, sobre a relação médico-paciente e de - mais pessoas com quem o médico interage em seu exercício profissional. Surgiram elementos indicativos de um aprendizado entremeado de sinais de contrariedade, irritação, impaciência e intolerância com os professores e seus métodos e com a instituição. A humanização não é sentida nas práticas pedagógicas da formação médica, embora seja priorizada nos espaços formais iniciais do curso médico.

Palavras-chave : Humanismo; umanização da Assistência Hospitalar; Estudantes de Medicina; Educação Médica; Relações Médico-Paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )