SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número04Concepções do processo ensino-aprendizagem: um estudo com professores de medicinaTransferências na formação médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MASSUDA, Adriano; BARROS, Nelson Filice de; ESTEVES, Roberto Jorge Freire  e  GUIMARAES, Viviane Ribeiro. Uma chama que se apaga: residência de medicina preventiva e social. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.04, pp.632-642. ISSN 1981-5271.

O processo de extinção da residência de Medicina Preventiva e Social (RMPS) constitui um paradoxo diante da necessidade de médicos com especialização em Saúde Coletiva para atuar no Sistema Único de Saúde. O presente artigo realizou uma revisão do processo histórico de construção das RMPS e investigou a estrutura atual dos programas remanescentes a partir da análise dos cenários de prática e das atividades práticas e teóricas desenvolvidas. Ao final foi possível construir uma tipologia em que se identifica o tipo Generalista em Saúde Coletiva, que aborda as três áreas nucleares da Saúde Coletiva; o tipo da Epidemiologia, no qual o foco é exclusiva mente essa área; e o tipo da Saúde Comunitária, que se centra na Atenção Primária em Saúde. Do cruzamento do processo histórico de construção com a realidade atual, pode-se inferir que os fatores que têm contribuído para a extinção da RMPS são principalmente a ausência de políticas de Esta do para formação na área, bem como o não comprometimento de sujeitos sociais que se relacionam com essa residência, levando à existência de anacrônicas diretrizes orientadoras para formação profissional.

Palavras-chave : Educação em Saúde; Internato e Residência; Saúde Pública; Políticas de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )