SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número04Enseñanza de la bioética: una síntesesGroup mentoring for junior Medical students: perceptions of mentees and mentors índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

CHEMELLO, Diego; MANFROI, Waldomiro Carlos  y  MACHADO, Carmen Lúcia Bezerra. O papel do preceptor no ensino médico e o modelo Preceptoria em um Minuto. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.04, pp.663-668. ISSN 1981-5271.

O ensino médico é extremamente importante na determinação da qualidade técnica dos futuros profissionais. Embora o Brasil apresente legislação específica sobre o tema, observamos discrepâncias no processo de aprendizado, o que, muitas vezes, compromete a formação dos futuros médicos. Além disso, métodos de ensino tradicionais, baseados fundamentalmente no diagnóstico de problemas, são ainda praticados em várias faculdades. Estes métodos relegam preceitos educacionais e, muitas vezes, colocam os estudantes em papel secundário. Nessa perspectiva, apresentamos um promissor método de ensino médico chamado Preceptoria em um Minuto (One-Minute Preceptor), salientando seu papel voltado ao profissional em formação. Destacamos também a importância deste método por permitir o ensino em tempo relativamente limitado, frente à crescente demanda por atendimentos.

Palabras clave : Educação de Graduação em Medicina; Educação Médica; Tutoria; Hospitais de Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )