SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número04Enseñanza de la bioética: una síntesesGroup mentoring for junior Medical students: perceptions of mentees and mentors índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CHEMELLO, Diego; MANFROI, Waldomiro Carlos  e  MACHADO, Carmen Lúcia Bezerra. O papel do preceptor no ensino médico e o modelo Preceptoria em um Minuto. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.04, pp.663-668. ISSN 1981-5271.

O ensino médico é extremamente importante na determinação da qualidade técnica dos futuros profissionais. Embora o Brasil apresente legislação específica sobre o tema, observamos discrepâncias no processo de aprendizado, o que, muitas vezes, compromete a formação dos futuros médicos. Além disso, métodos de ensino tradicionais, baseados fundamentalmente no diagnóstico de problemas, são ainda praticados em várias faculdades. Estes métodos relegam preceitos educacionais e, muitas vezes, colocam os estudantes em papel secundário. Nessa perspectiva, apresentamos um promissor método de ensino médico chamado Preceptoria em um Minuto (One-Minute Preceptor), salientando seu papel voltado ao profissional em formação. Destacamos também a importância deste método por permitir o ensino em tempo relativamente limitado, frente à crescente demanda por atendimentos.

Palavras-chave : Educação de Graduação em Medicina; Educação Médica; Tutoria; Hospitais de Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )