SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número04O papel do preceptor no ensino médico e o modelo Preceptoria em um Minuto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

COLARES, Maria de Fátima Aveiro et al. Group mentoring for junior Medical students: perceptions of mentees and mentors. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.04, pp.669-674. ISSN 1981-5271.

O ingressante na escola médica pode encontrar dificuldades variadas, que afetam seu desempenho. Programas de apoio com mentores podem servir para auxiliar os estudantes e favorecer seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Neste trabalho avaliamos as percepções de estudantes e de mentores sobre um programa de apoio baseado em grupos e planejado para apoiar estudantes ingressantes. Após um ano de funcionamento regular do programa, as percepções dos estudantes e dos mentores sobre o programa foram avaliadas utilizando questionários estruturados, cuja análise permitiu estabelecer categorias de conteúdo das respostas. Tanto os estudantes que participaram regularmente do programa, como os que não haviam participado expressaram opiniões positivas sobre o programa. Os mentores expressaram alto grau de satisfação em participar do programa e opinaram que o programa vem sendo útil também para auxiliar na formação docente. Concluímos que o programa de apoio ao estudante ingressante, baseado em grupos que operam ao redor de mentores, é viável e efetivo no auxílio ao estudante e pode também contribuir para a formação e o desenvolvimento dos docentes e médicos que participam como mentores.

Palabras clave : Estudantes de Medicina; Docentes de Medicina; Mentores; Educação Médica.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )