SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 suppl.01Mundo do trabalho no contexto da formação médicaAbordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ABDALLA, Ively Guimarães et al. Projeto pedagógico e as mudanças na educação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, suppl.01, pp.44-52. ISSN 1981-5271.

Este trabalho descreve os resultados do primeiro momento do projeto da Caem/Abem no eixo Projeto Pedagógico, um dos cinco eixos relevantes para avaliação das tendências de mudanças na escola médica. Analisa como os atores envolvidos com o curso de graduação percebem e situam a escola na sociedade ao estabelecerem sua missão política e pedagógica. Ao referir a tipologia do grupo de 28 escolas médicas, seguindo uma das três alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada), esse eixo mostra a predominância de situação avançada, seguida da inovadora relativa aos vetores Perfil Biomédico e Epidemiológico-Social do profissional que pretende formar, e da aplicação da tecnologia. Quanto aos vetores da produção de conhecimentos, mostram dificuldades em produzir e ampliar as linhas de pesquisa para além das áreas biomédicas. Também mostram não ter facilidade para articular os cursos de graduação, pós-graduação e a educação permanente com vista às necessidades de saúde da população.

Palavras-chave : Educação Médica; Currículo; Avaliação de Programas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )