SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 suppl.01Cenários de prática e a formação médica na assistência em saúdeConstrução de indicadores qualitativos para avaliação de mudanças author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PERIM, Gianna Lepre et al. Desenvolvimento docente e a formação de médicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, suppl.01, pp.70-82. ISSN 1981-5271.

Com base nos resultados obtidos pela auto-avaliação realizada por 28 escolas médicas brasileiras (EMBs) que integram o Projeto de Avaliação de Tendências de Mudanças no Curso de Graduação das Escolas Médicas, da Caem/Abem, este trabalho analisa o comportamento das escolas segundo as alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada) no eixo Desenvolvimento Docente, composto por quatro vetores: Formação Pedagógica; Atualização Técnico-Científica; Participação nos Serviços de Assistência; e Capacitação Gerencial. Embora metade das EMBs estudadas neste eixo se percebam tradicionais, reconhecem sua importância e influência no processo de formação do médico, considerando-o essencial para dar suporte às mudanças implementadas e garantir a interação entre ensino, serviços e comunidade voltada ao paradigma da integralidade. Para este grupo de 28 escolas, o Desenvolvimento Docente é o eixo que se encontra mais distante do preconizado para atender às Diretrizes Curriculares.

Keywords : Avaliação de Programas; Educação Médica; Ensino Superior; Docentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )