SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 suppl.01Cenários de prática e a formação médica na assistência em saúdeConstrução de indicadores qualitativos para avaliação de mudanças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

PERIM, Gianna Lepre et al. Desenvolvimento docente e a formação de médicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, suppl.01, pp.70-82. ISSN 1981-5271.

Com base nos resultados obtidos pela auto-avaliação realizada por 28 escolas médicas brasileiras (EMBs) que integram o Projeto de Avaliação de Tendências de Mudanças no Curso de Graduação das Escolas Médicas, da Caem/Abem, este trabalho analisa o comportamento das escolas segundo as alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada) no eixo Desenvolvimento Docente, composto por quatro vetores: Formação Pedagógica; Atualização Técnico-Científica; Participação nos Serviços de Assistência; e Capacitação Gerencial. Embora metade das EMBs estudadas neste eixo se percebam tradicionais, reconhecem sua importância e influência no processo de formação do médico, considerando-o essencial para dar suporte às mudanças implementadas e garantir a interação entre ensino, serviços e comunidade voltada ao paradigma da integralidade. Para este grupo de 28 escolas, o Desenvolvimento Docente é o eixo que se encontra mais distante do preconizado para atender às Diretrizes Curriculares.

Palabras clave : Avaliação de Programas; Educação Médica; Ensino Superior; Docentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )