SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 suppl.01Cenários de prática e a formação médica na assistência em saúdeConstrução de indicadores qualitativos para avaliação de mudanças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PERIM, Gianna Lepre et al. Desenvolvimento docente e a formação de médicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, suppl.01, pp.70-82. ISSN 1981-5271.

Com base nos resultados obtidos pela auto-avaliação realizada por 28 escolas médicas brasileiras (EMBs) que integram o Projeto de Avaliação de Tendências de Mudanças no Curso de Graduação das Escolas Médicas, da Caem/Abem, este trabalho analisa o comportamento das escolas segundo as alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada) no eixo Desenvolvimento Docente, composto por quatro vetores: Formação Pedagógica; Atualização Técnico-Científica; Participação nos Serviços de Assistência; e Capacitação Gerencial. Embora metade das EMBs estudadas neste eixo se percebam tradicionais, reconhecem sua importância e influência no processo de formação do médico, considerando-o essencial para dar suporte às mudanças implementadas e garantir a interação entre ensino, serviços e comunidade voltada ao paradigma da integralidade. Para este grupo de 28 escolas, o Desenvolvimento Docente é o eixo que se encontra mais distante do preconizado para atender às Diretrizes Curriculares.

Palavras-chave : Avaliação de Programas; Educação Médica; Ensino Superior; Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )