SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 suppl.01Implantação de programas e Redefinição de Práticas ProfissionaisAvaliação formativa entre alunos de medicina do quarto ano: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MIRANDAI, Silvana Maria de; PIRES, Maria Marlene de Souza; NASSAR, Silvia Modesto  e  SILVA, Carlos Alberto Justo da. Construção de uma escala para avaliar atitudes de estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, suppl.01, pp.104-110. ISSN 1981-5271.

Introdução: Estudos têm mostrado que as atitudes influenciam o comportamento. O desenvolvimento e a manutenção de determinadas atitudes dos estudantes durante o curso médico podem influenciar a qualidade do cuidado médico dado aos pacientes no exercício da profissão. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina reforçam a importância de aspectos atitudinais relevantes para a prática médica. Objetivo: Construção e validação de uma escala de atitude do tipo Likert, para avaliar atitudes de estudantes de Medicina considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais, adaptadas à realidade sociocultural brasileira. Método: Na construção da escala foram considerados cinco aspectos: social, ambiência, crença, conhecimento e ética. Os sujeitos foram 202 estudantes do curso de graduação em Medicina, da primeira à oitava fase, sendo 52,85 % mulheres e 47,15% homens. Estudo de coorte, descritivo e quantitativo. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário e de uma escala de atitudes (do tipo Likert) com 102 proposições. A escala foi aplicada em dois momentos. Resultados: A confiabilidade da escala, medida pelo coeficiente ε#945, de Cronbach, foi igual a 0,87. A escala foi validada (validade de construto) por cinco especialistas. Não houve diferença estatisticamente significante entre as oito fases analisadas. As atitudes observadas foram predominantemente positivas. Conclusão: O trabalho desenvolvido resultou na definição de um instrumento válido e confiável para medir as atitudes de estudantes de Medicina segundo as dimensões social, ambiência, crença, conhecimento e ética.

Palavras-chave : Educação Médica; Atitude; Psicometria; Currículo; Estudantes de Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )