SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PIOVEZAN, Ronaldo Delmonte; CUSTODIO, Osvladir; CENDOROGLO, Maysa Seabra  e  BATISTA, Nildo Alves. Teste de concordância de scripts: uma proposta para a avaliação do raciocínio clínico em contextos de incerteza. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.01, pp.05-12. ISSN 1981-5271.

A avaliação do raciocínio clínico em situações de incerteza é pouco pesquisada na educação médica. Os testes escritos mais aplicados são de múltipla escolha, capazes de avaliar como se lida com problemas bem definidos. Porém, a maioria das situações contém incertezas. Um método de avaliação do raciocínio clínico em contextos de incerteza foi desenvolvido a partir da teoria de scripts, com situações em geriatria. Um grupo de especialistas e um grupo de estudantes de graduação resolveram o teste. A comparação entre os resultados trouxe indícios da validade do instrumento, capaz de diferenciar o raciocínio relacionado ao nível de experiência profissional. A média dos escores dos  especialistas (80,41) foi superior à dos estudantes (70,71), p < 0,001. As análises de consistência interna e um estudo G forneceram resultados que estão de acordo com metodologias que buscam avaliar uma competência profissional. Concluiu-se que uma proposta de teste de concordância de scripts em língua portuguesa aplicado em uma instituição de ensino brasileira pode ser uma alternativa para a avaliação do raciocínio clínico em contextos de incerteza.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Competência Profissional; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )