SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Actitudes éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activasO ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

JUCA, Natalia Braga Hortêncio et al. A comunicação do diagnóstico “sombrio” na relação médico-paciente entre estudantes de Medicina: uma experiência de dramatização na educação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.01, pp.57-64. ISSN 1981-5271.

O objetivo do trabalho foi apresentar a dramatização como prática para a humanização da relação médico-paciente entre estudantes do terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Por meio de metodologia qualitativa, aplicaram-se perguntas referentes aos sentimentos vivenciados enquanto na posição de médicos e de pacientes, e à vivência com a técnica, após a mesma ser apresentada em sala de aula (n=24). Os dados permitiram identificar que os temas abordados se referiam a doenças graves e perdas. Em relação aos sentimentos, no papel tanto de paciente quanto de médico, demonstraram angústia, impotência, apreensão, medo e ansiedade. Expressaram dificuldades frente ao diagnóstico e à transmissão de má notícia, ao mesmo tempo em que valorizaram a construção do vínculo médico-paciente. Frente à experiência, destacaram a técnica como geradora de autoconhecimento e vivência da futura profissão. Estudos prospectivos devem ser realizados para avaliar o impacto dessa estratégia na humanização da relação médico-paciente e educação médica, explorando o máximo de potencialidade frente às suas limitações.

Palavras-chave : Psicodrama; Desempenho de Papéis; Relações Médico-Paciente; Estudantes de Medicina; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )