SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue01A comunicação do diagnóstico “sombrio” na relação médico-paciente entre estudantes de Medicina: uma experiência de dramatização na educação médicaA língua inglesa e a formação de mestres e doutores na área da saúde author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SILVERIO, Maria Regina; PATRICIO, Zuleica Maria; BRODBECK, Ingrid May  and  GROSSEMAN, Suely. O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docente. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.01, pp.65-73. ISSN 1981-5271.

Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada numa universidade de Santa Catarina, com o objetivo de conhecer a repercussão do processo de ensino-aprendizagem na qualidade de vida e saúde de docentes de cursos de graduação da área da saúde. Os dados foram coletados por entrevista em profundidade e analisados pela técnica de análise de conteúdo, associada ao processo de análise-reflexão-síntese. Observou-se que diferentes fatores promovem ou limitam a qualidade de vida do docente, inclusive para além do espaço laboral. Esses fatores estão relacionados à dinâmica das diversas interações pessoais desenvolvidas nos contextos dos processos de ensino-aprendizagem, especialmente naqueles onde há atividades com a população. Outros fatores envolvem questões relacionadas a problemas da instituição, interação com gestores, condições de trabalho e remuneração. O processo de ensino-aprendizagem na área da saúde aparece, ao mesmo tempo, como fonte de sofrimento e de prazer. O desafio dos docentes que cuidam enquanto ensinam é continuar a potencializar o autocuidado e os espaços de interação social com vistas à promoção de um ambiente coletivo saudável.

Keywords : Qualidade de Vida; Saúde do Trabalhador; Ensino; Docente; Promoção da Saúde; Atenção à Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )