SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue01O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docenteA homeopatia no SUS na perspectiva de estudantes da área da saúde author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

IGLESIAS, Sonia Regina Abdalla  and  BATISTA, Nildo Alves. A língua inglesa e a formação de mestres e doutores na área da saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.01, pp.74-81. ISSN 1981-5271.

Este trabalho investiga a língua inglesa como requisito na formação dos pós-graduandos da Universidade Federal de São Paulo, analisando os rendimentos acadêmicos no exame de proficiência e nas auto avaliações em relação à língua, bem como a importância que esses alunos atribuem ao inglês nessa fase de formação. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória com abordagens quanti e qualitativa, análise documental, questionários e entrevistas. Identificou-se que os pós-graduandos se auto avaliam como bons leitores, consideram imprescindível o domínio da língua inglesa em seu cotidiano profissional e reconhecem que a maioria das pesquisas na área da saúde é veiculada em inglês. Seus rendimentos no exame de proficiência mostram que, de cada quatro alunos, um é reprovado na primeira tentativa; falam e escrevem pouco, e a maioria necessita de outro profissional para elaboração do abstract. Consideram o domínio da língua inglesa fundamental para profissionais que buscam-se destacar num mundo competitivo, mas a exigência formal na pós-graduação é considerada uma sobrecarga. Entendemos que o inglês não é a língua dominante para a maioria dos pesquisadores, o que ocasiona um dilema para leitores e autores que querem atrair o interesse para seu trabalho. Apesar de a língua inglesa ser reconhecida como a língua franca da ciência e mediar o atual processo de publicação científica, esta discussão tem sido crescente e polêmica.

Keywords : Educação de Pós-Graduação; Comunicação e Divulgação Científica; Tendências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )