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Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

LOCH-NECKEL, Gecioni; LOCH-NECKEL, Gecioni; CARMIGNAN, Françoise  y  CREPALDI, Maria Aparecida. A homeopatia no SUS na perspectiva de estudantes da área da saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.01, pp.82-90. ISSN 1981-5271.

A homeopatia foi reconhecida como especialidade médica em 1980. Após a criação do SUS, alguns estados e municípios brasileiros começaram a oferecer atendimento homeopático aos usuários dos serviços públicos de saúde. Em 2006, foi editada a Portaria 971, que assegura o acesso à homeopatia a estes usuários, entre outras práticas integrativas e complementares. Diante disto, investigamos as percepções de estudantes dos cursos de Farmácia, Medicina e Odontologia sobre a homeopatia e sua prática no SUS, tendo por fundamento a teoria das representações sociais. Estas representações foram construídas com os seguintes parâmetros: a homeopatia como terapêutica; a relação entre a homeopatia, o SUS e o princípio da integralidade. Os estudantes souberam correlacionar o atendimento integral ao sujeito à compreensão de suas necessidades a partir de sua realidade. Constatou-se desconhecimento sobre os pressupostos teóricos da homeopatia e o não reconhecimento da incorporação da homeopatia no SUS, para a maioria dos estudantes. Pode ser sugerido que a inserção dos futuros profissionais no contexto das atividades em saúde e o acesso a outras racionalidades permitiriam uma escolha mais lúcida de suas práticas profissionais.

Palabras clave : Homeopatia; Sistema Único de Saúde; Estudantes de Ciências da Saúde; Ciências da Saúde; Representações Sociais.

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