SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Qualidade de vida em estudantes de medicina no início e final do curso: avaliação pelo Whoqol-brefMédicos de UTI: prevalência da Síndrome de Burnout, características sociodemográficas e condições de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CHRISTENSEN, Marisa Corrêa  e  BARROS, Nelson Filice de. Medicinas alternativas e complementares no ensino médico: revisão sistemática. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.01, pp.97-105. ISSN 1981-5271.

O aumento crescente da utilização das medicinas alternativas e complementares (MAC) requer que os profissionais de saúde estejam aptos a informar e atender seus pacientes, reconhecer efeitos colaterais, interações medicamentosas e praticar com segurança as medicinas complementares, isoladas ou associadas às medicinas convencionais. Este trabalho faz uma revisão sistemática da literatura (RSL) sobre o ensino das MAC em escolas médicas, com a finalidade de refletir sobre as evidências publicadas. Foram analisados 33 artigos indexados no banco eletrônico de referências Pubmed, identificados a partir dos descritores: “ensino das medicinas alternativas e complementares” e “complementary and alternative medicine teaching”. Observaram-se diferentes formas de inserção das MAC no ensino, atitudes positivas dos estudantes de  Medicina frente a elas edesejo de aprendê-las como objetivo de tratar e orientar futuros pacientes. Conclui-se que o ensino das MAC nas escolas de Medicina tem como fundamento adicionar à prática médica ferramentas diagnósticas e terapêuticas para a atenção, prevenção e promoção, nos diversos níveis de complexidade do sistema de saúde.

Palavras-chave : Educação Médica Institucional; Ensino; Terapias Complementares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )