SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Qualidade de vida em cem alunos do curso de Medicina de Sorocaba - PUC/SPProcesso ensino-aprendizagem na residência médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

DOMINGUES, Rosângela Curvo Leite et al. Competência clínica de alunos de medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.01, pp.124-131. ISSN 1981-5271.

Objetivo: Comparar quatro métodos de avaliação com base nas notas obtidas por alunos do quarto ano de Medicina em estágio clínico. Método: Ao final do estágio clínico em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica e Pediatria, em unidades de atenção primária, 106 alunos do quarto ano foram avaliados com base em quatro métodos: Prova Teórica (Pt), Portfólio (Pf), Avaliação Estruturada do Atendimento Clínico (AE) e Conceito Global Itemizado (CGI), (escala 0-10). A análise estatística utilizou coeficiente alfa de Cronbach, teste de Wilcoxon para dados pareados, coeficiente de correlação de Pearson, análise de componentes principais e distância euclidiana. Resultados: As medianas mais baixas foram de PT, e as mais altas, de AE. Houve diferença significativa nas distribuições das notas entre todos os pares de métodos (P < 0,001). A correlação mais forte e a maior concordância ocorreram entre as notas de AE e CGI. A análise de componentes principais contrastou as notas de Pt e Pf com as de AE e CGI. Conclusão: Cada método parece enfocar diferentes aspectos da competência clínica. AE e CGI parecem avaliar competências semelhantes, em oposição a Pf e Pt. Portanto, nenhum método deve ser utilizado isoladamente para avaliar os alunos em estágio clínico.

Palavras-chave : Métodos de Avaliação; Competência Clínica; Estágio Clínico; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )