SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Processo ensino-aprendizagem na residência médicaRelação médico-paciente idoso: desafios e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LEITE, Maria Teresa Meirelles; CARLINI, Alda Luiza; RAMOS, Monica Parente  e  SIGULEM, Daniel. Educação médica continuada online: potencial e desafios no cenário brasileiro. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.01, pp.141-149. ISSN 1981-5271.

Coma intensa produção e veiculação de informações científicas, tornou-se difícil para o profissional médico manter- se atualizado com os recursos habituais. A necessidade de conhecer e de participar de processos de formação continuada se impõe. Entre outras iniciativas, a Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina lançaram o Programa Nacional de Educação Continuada a Distância para médicos, buscando divulgar o conhecimento produzido nos grandes centros para profissionais de áreas mais remotas ou com reduzida disponibilidade de tempo. Tendo como pressuposto que a Sociedade do Conhecimento requer a formação inicial e continuada de profissionais e de cidadãos com um novo conjunto de competências para atuar com eficiência e responsabilidade, esses programas devem ser desenvolvidos com base em abordagens pedagógicas que efetivamente valorizem, além dos conteúdos de ensino, a disposição para a pesquisa, a autonomia na busca da informação, o espírito colaborativo e a postura ética, entre outras. No intuito de contribuir para essa reflexão, este texto tem por objetivos retomar o processo de formalização da educação médica continuada a distância no Brasil em termos didático-pedagógicos e analisar perspectivas dessas ações educativas.

Palavras-chave : Educação a Distância; Educação Médica Continuada; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )