SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantesFormação profissional no SUS: o papel da atenção básica em saúde na perspectiva docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SILVA, Glauce Cerqueira Corrêa da et al. Ansiedade e depressão em residentes em radiologia e diagnóstico por imagem. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.02, pp.199-206. ISSN 1981-5271.

Introdução: No programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a falta de maturidade psicológica ocasiona insegurança e ansiedade quanto ao futuro. Os profissionais de saúde mental, em conjunto com o estafe e preceptores deste curso, é responsável pelo suporte nas vivências profissionais. Objetivo: Identificar os níveis de ansiedade e depressão, e sua interferência na motivação e no desempenho curricular dos alunos. Material e método: Foi aplicado um questionário com 11 perguntas e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). Resultados: Observou-se que 50% dos alunos apresentaram ansiedade e outros 50% não apresentaram. Na escala de depressão, 56% dos alunos apresentaram depressão quanto à atuação profissional e acadêmica. Conclusão: O baixo desempenho acadêmico e profissional está ligado à vivência de um processo estressor, desencadeado por falta de determinação e organização dos alunos, e problemas socioeconômicos e familiares que originam um processo ansiogênico e/ou depressivo, desestruturando o desempenho do aluno durante a sua especialização.

Palavras-chave : Residência Médica; Internato e Residência; Ansiedade; Depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )