SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Ansiedade e depressão em residentes em radiologia e diagnóstico por imagemA prescrição medicamentosa ambulatorial no internato: formação e prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FERREIRA, Ricardo Corrêa; FIORINI, Vânia Maria Lopes  e  CRIVELARO, Everton. Formação profissional no SUS: o papel da atenção básica em saúde na perspectiva docente. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.02, pp.207-215. ISSN 1981-5271.

A educação médica tem sofrido profundas críticas quanto à necessidade de diversificar os cenários de ensino-aprendizagem para que se construam novos currículos e sujeitos, possibilitando-lhes a inserção num processo pedagógico reflexivo e dinâmico. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção que docentes da Unidade de Prática Profissional da Faculdade de Medicina de Marília têm acerca do papel que a Atenção Básica de Saúde (ABS) desempenha na formação profissional dos estudantes. Realizou-se um estudo qualitativo por meio de grupos focais com análise de discurso dos sujeitos entrevistados. Construíram-se três categorias: o papel da ABS na construção do SUS; o papel do SUS na formação profissional de novos sujeitos; o papel docente na construção profissional de novos sujeitos. Considera-se fundamental o papel exercido pela ABS na formação dos profissionais de saúde, notadamente profissionais críticos e reflexivos, destacando-se o papel transformador e emancipador que o docente exerce nessa formação.

Palavras-chave : Ensino; Aprendizagem; Sistema Único de Sáude; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )