SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Formação profissional no SUS: o papel da atenção básica em saúde na perspectiva docenteAção formativa e o desafio para a graduação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

WANDERLEY, Vicentina Esteves; MAIA, José Antonio  e  VILELA, Rosana Quintella Brandão. A prescrição medicamentosa ambulatorial no internato: formação e prática. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.02, pp.216-226. ISSN 1981-5271.

A prescrição correta de medicamentos é tema de extrema relevância na resolutividade dos problemas da saúde. Frente às deficiências constatadas, a Organização Mundial da Saúde incluiu entre seus objetivos o aprimoramento do ensino da farmacoterapia para estudantes de Medicina. Neste contexto, o presente trabalho avalia a prescrição ambulatorial dos alunos do internato do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, bem como o processo de formação para a sua elaboração. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, que realizou a análise documental de 133 prescrições de medicamentos em situações de simulação e de 67 questionários. Concluiu-se que o assunto não integra o currículo formal do curso de maneira explícita e que as deficiências detectadas com relação às prescrições são semelhantes às encontradas na literatura referentes a profissionais graduados. Nas condutas dos alunos, ressaltou-se a preocupação com a adesão ao tratamento, a prioridade dada ao uso de medicamentos genéricos, a seleção dos produtos de acordo com o nível socioeconômico dos pacientes, além do interesse e empenho na prescrição. Evidenciou-se a relevância do ensino da forma correta da prescrição medicamentosa na graduação médica.

Palavras-chave : Educação; Graduação em Medicina; Farmacoterapia; Prescrição de Medicamentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )