SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02A prescrição medicamentosa ambulatorial no internato: formação e práticaAtivação de mudanças na formação superior em saúde: dificuldades e estratégias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

NOBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria  e  FEITOSA, Laura Martins. Ação formativa e o desafio para a graduação em saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.02, pp.227-237. ISSN 1981-5271.

Objetivamos identificar e caracterizar nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) dos cursos da área de saúde da Universidade Estadual do Ceará (Uece) as estratégias usadas para estruturar o currículo relacionando e integrando ensino e pesquisa. Serviram como fonte de consulta os PPPs dos cursos e as legislações nacionais para o ensino superior. São ao todo 16 disciplinas de Metodologia da Pesquisa: 5 em Enfermagem, 4 em Ciências Biológicas e Educação Física; 2 em Nutrição; 1 em Medicina. Apenas o curso de Educação Física apresenta continuidade de oferta das disciplinas durante a graduação. Quanto à ementa das disciplinas, observa-se uma lógica de concentração de informações técnicas nas disciplinas introdutórias nos semestres iniciais e nas de aplicação em semestres posteriores. Constatam-se mudanças positivas, como a implantação de disciplinas de monografia, mas somente a exigência do ensino da metodologia científica no currículo da graduação e do trabalho monográfico não é suficiente para incorporar a pesquisa ao ensino. Há necessidade de adequações curriculares e avaliação continuada dos PPPs.

Palavras-chave : Graduação; Ensino; Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )