SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Ativação de mudanças na formação superior em saúde: dificuldades e estratégiasQuestões da clínica ginecológica que motivam a procura de educação médica complementar: um estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

IORIO, Rita de Cassia; SIQUEIRA, Arnaldo Augusto Franco de  e  YAMAMURA, Ysao. Acupuntura: motivações de médicos para a procura de especialização. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.02, pp.247-254. ISSN 1981-5271.

Este estudo quanti-qualitativo objetivou identificar concepções sobre Medicina Convencional e Acupuntura que contribuem para entender os motivos que levam médicos a procurarem conhecer ou se especializar em Acupuntura. Foram pesquisados 175 médicos do Curso de Desenvolvimento em Medicina Chinesa − Acupuntura, do Center-AO − Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa e Universidade Federal de São Paulo − Escola Paulista de Medicina (Unifesp - EPM), com questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente, e as respostas foram analisadas com a técnica de análise de conteúdo, buscando desvelar unidades de significado. A partir disso, foram estabelecidas categorias gerais e específicas, que passaram a dar significado aos discursos. Dessa forma, foram obtidos três grupos categoriais: “aprimoramento profissional”, “ampliar seu próprio horizonte de vida” e “compreender o paciente em uma dimensão mais abrangente”. Nossos dados revelaram que os médicos desejam exercer a Acupuntura de forma integrada à Medicina Convencional, no bojo da qual a Acupuntura vem se firmando como especialidade médica.

Palavras-chave : Acupuntura; Educação de Pós-Graduação em Medicina; Medicina Tradicional Chinesa; Terapias Complementares; Relações Médico-Paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )