SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemasFeira de saúde do curso de medicina da UFRR: uma aproximação com a comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FERREIRA, Maria de Lourdes da Silva Marques; COTTA, Rosângela Minardi Mitre; LUGARINHO, Regina  e  OLIVEIRA, Marilda Siriani de. Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.02, pp.304-309. ISSN 1981-5271.

Este ensaio pretende refletir criticamente sobre a importância do processo de formação dos profissionais de saúde, enfocando aspectos de produção de subjetividade - modelos de atenção que trabalhem uma educação em saúde que amplie a autonomia e a capacidade de intervenção das pessoas sobre suas próprias vidas com a experimentação de alteridade com os usuários de produção de habilidades técnico-científicas e o adequado conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Destaca-se a relevância da articulação/interação entre os serviços de saúde e as instituições formadoras, problematizando o trabalho, organização de saúde e ensino, e construindo significados e práticas com orientação social, mediante participação ativa dos gestores setoriais, formadores, usuários e estudantes. Por fim, aborda a importância da construção de espaços sociais, denominados “espaço de possíveis”, que tendem a definir o universo de problemas, referências, marcos teóricos, atores e instituições. E é esse “espaço de possíveis” que possibilita concretizar a relação de trabalho desejada de forma efetiva no mundo real.

Palavras-chave : Sistema Único de Saúde; Prática Profissional; Serviços de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )