SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Opção pelo curso de medicina em Angola: o Caso da Universidade Agostinho NetoA percepção de pacientes sobre a comunicação não verbal na assistência médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FIOROTTI, Karoline Pedroti; ROSSONI, Renzo Roldi  e  MIRANDA, Angélica Espinosa. Perfil do estudante de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo, 2007. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.03, pp.355-362. ISSN 1981-5271.

O objetivo deste trabalho é mostrar o perfil socioeconômico do estudante de Medicina da UFES e conhecer suas opiniões e expectativas sobre a formação médica. Estudo transversal realizado em 2007 com 229 alunos do curso de Medicina. O questionário utilizado foi autoaplicável e anônimo. Foram coletados dados socioeconômicos, informações sobre o curso e o processo de ensino-aprendizagem. O estudo mostrou predomínio de mulheres (50,2%), brancos (68,6%), solteiros (98,7%), com renda familiar acima de R$ 3.000,00 (77,7%), vindos de escolas particulares (80,3%) e cujos pais possuem nível superior completo (65%). Os estudantes escolheram a profissão por adequação à aptidão pessoal e vocacional (66,4%) e acreditam na realização profissional e financeira (75,5%). Relatam sobrecarga de atividades (79%) e poucas horas para o lazer. Descrevem a relação professor-aluno centrada ou com predomínio no professor (68,2%) e 88,6% deles exercem pelo menos uma  atividade extracurricular. Os resultados confirmam o elevado nível socioeconômico e cultural dos estudantes de Medicina da UFES, os efeitos prejudiciais da carga curricular sobre as atividades de lazer destes estudantes e a influência do modelo flexneriano no curso médico.

Palavras-chave : Estudantes de Medicina; Perfil Epidemiológico; Medicina; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )