SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue03Conceito e avaliação de habilidades e competência na educação médica: percepções atuais dos especialistasAvaliação no ensino médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio  and  CAMPOS, Dalvan Antônio de. Equipe multiprofissional em saúde da família: do documental ao empírico no interior da Amazônia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.03, pp.379-389. ISSN 1981-5271.

As equipes multiprofissionais foram adotadas na Estratégia de Saúde da Família (ESF), justamente para que este modelo de atenção permita a articulação entre saberes na prática da assistência à saúde. Objetivo: Investigar a percepção dos médicos, enfermeiras e odontólogos sobre o funcionamento de equipes multiprofissionais na Saúde da Família do município de Coari (AM). Métodos: Pesquisa qualitativa, com roteiro semiestruturado, aplicado em entrevistas individuais a todos os profissionais da atenção primária do município, comparadas a entrevistas com fisioterapeutas e psicólogos de serviço secundário, analisadas à luz da hermenêutica dialética. Resultados: Com exceção do discurso dos psicólogos, a percepção dos médicos e demais profissionais de Saúde da Família demonstra a fragilidade na construção do projeto de intervenção conjunta, necessário principalmente à ESF, apresentando a perspectiva de que o trabalho multiprofissional se dá apenas em teoria e não na lógica que rege o processo de trabalho.

Keywords : Saúde da Família; Equipe de Assistência ao Paciente; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )