SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Conceito e avaliação de habilidades e competência na educação médica: percepções atuais dos especialistasAvaliação no ensino médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio  y  CAMPOS, Dalvan Antônio de. Equipe multiprofissional em saúde da família: do documental ao empírico no interior da Amazônia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.03, pp.379-389. ISSN 1981-5271.

As equipes multiprofissionais foram adotadas na Estratégia de Saúde da Família (ESF), justamente para que este modelo de atenção permita a articulação entre saberes na prática da assistência à saúde. Objetivo: Investigar a percepção dos médicos, enfermeiras e odontólogos sobre o funcionamento de equipes multiprofissionais na Saúde da Família do município de Coari (AM). Métodos: Pesquisa qualitativa, com roteiro semiestruturado, aplicado em entrevistas individuais a todos os profissionais da atenção primária do município, comparadas a entrevistas com fisioterapeutas e psicólogos de serviço secundário, analisadas à luz da hermenêutica dialética. Resultados: Com exceção do discurso dos psicólogos, a percepção dos médicos e demais profissionais de Saúde da Família demonstra a fragilidade na construção do projeto de intervenção conjunta, necessário principalmente à ESF, apresentando a perspectiva de que o trabalho multiprofissional se dá apenas em teoria e não na lógica que rege o processo de trabalho.

Palabras clave : Saúde da Família; Equipe de Assistência ao Paciente; Pesquisa Qualitativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )