SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Avaliação no ensino médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativasVínculos empregatícios de médicos de família e comunidade no Brasil, 2004 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MIDAO, Claudia M. de Vasconcellos  e  RUIZ-MORENO, Lidia. O ensino da semiologia nas escolas médicas do estado do Rio de Janeiro. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.03, pp.397-405. ISSN 1981-5271.

Com o objetivo de caracterizar o ensino da Semiologia Médica no Estado do Rio de Janeiro, pesquisamos 14 cursos de graduação, sendo 11 privados e 3 públicos. Mediante abordagem quantitativa e qualitativa, os dados foram obtidos por meio de análise documental dos programas de ensino, aplicação de formulário e entrevista aos coordenadores das disciplinas. Foi observada semelhança entre os objetivos e conteúdos de Semiologia das diferentes escolas de Medicina, apesar de existir diversificação na denominação, inserção curricular e carga horária. As estratégias de ensino-aprendizagem, os recursos didáticos e a avaliação também mostraram especificidade segundo a instituição. A falta de padronização do ensino prático da Semiotécnica foi considerada uma das principais dificuldades, assim como a escassa disponibilidade de cenários de aprendizagem e de integração entre docência, assistência e pesquisa.

Palavras-chave : Educação em Saúde; Educação Médica; Anamnese; Sinais e Sintomas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )