SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Avaliação da qualidade de vida, sonolência diurna e Burnout em médicos residentesUso racional de medicamentos: relato de experiência no ensino médico da Unesc, Criciúma/SC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

DEMARZO, Marcelo Marcos Piva et al. Internato Longitudinal. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.03, pp.430-437. ISSN 1981-5271.

O internato médico tem gerado recorrente debate frente às transformações curriculares em andamento no País. A despeito das discussões, um modelo de internato consonante com essas mudanças ainda não foi consistentemente delineado. Neste ensaio, trazemos uma proposta de matriz estruturante para o internato médico. Propomos que o internato médico seja realizado durante os seis anos do curso, de forma longitudinal, tendo como eixo estruturante a clínica da Atenção Básica (AB). Esse modelo de “internato longitudinal” prevê a introdução progressiva na prática clínica, iniciando-se pela AB nos dois primeiros anos, acrescentando-se progressivamente os ambulatórios de especialidades, os estágios hospitalares e demais atividades práticas, alcançando-se, dessa forma, o rol de diversidade e complexidade previsto para o egresso da escola médica.

Palavras-chave : Educação Médica; Internato e Residência; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )