SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue03Internato LongitudinalAvaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de medicina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

FRANCESCHET-DE-SOUSA, Iane; BISCARO, Andressa; BISCARO, Fernanda  and  FERNANDES, Marcelo Soares. Uso racional de medicamentos: relato de experiência no ensino médico da Unesc, Criciúma/SC. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.03, pp.438-445. ISSN 1981-5271.

O presente estudo objetivou disseminar entre os alunos do curso de Medicina da Unesc a lógica do Uso Racional de Medicamentos e suas aplicações na prática médica. Utilizou-se como modelo o curso de formação sobre Uso Racional de Medicamentos promovido pela OMS, por meio do método didático-pedagógico da aprendizagem baseada em problemas, a mesma concepção utilizada pelo curso de Medicina da Unesc. Com apoio e financiamento da Diretoria de Pesquisa e da Diretoria de Extensão e Ação Comunitária (Unesc), o trabalho foi desenvolvido a partir de duas vertentes: a primeira visou capacitar acadêmicos do curso de Medicina na lógica do Uso Racional de Medicamentos; a segunda vertente objetivou desenvolver ações educativas na comunidade dos bairros adjacentes à universidade, envolvendo temas como Uso Racional de Medicamentos. Foram capacitados 35 alunos e realizadas intervenções na comunidade que abrangeram 689 pessoas. Os acadêmicos envolvidos neste trabalho passaram a visualizar a prescrição de medicamentos de forma mais racional e ainda adquiriram a noção da importância de priorizar uma lista de medicamentos essenciais, tendo como base condutas pautadas nas melhores evidências disponíveis.

Keywords : Medicina Baseada em Evidências; Educação Médica; Uso de Medicamentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )