SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Internato LongitudinalAvaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FRANCESCHET-DE-SOUSA, Iane; BISCARO, Andressa; BISCARO, Fernanda  e  FERNANDES, Marcelo Soares. Uso racional de medicamentos: relato de experiência no ensino médico da Unesc, Criciúma/SC. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.03, pp.438-445. ISSN 1981-5271.

O presente estudo objetivou disseminar entre os alunos do curso de Medicina da Unesc a lógica do Uso Racional de Medicamentos e suas aplicações na prática médica. Utilizou-se como modelo o curso de formação sobre Uso Racional de Medicamentos promovido pela OMS, por meio do método didático-pedagógico da aprendizagem baseada em problemas, a mesma concepção utilizada pelo curso de Medicina da Unesc. Com apoio e financiamento da Diretoria de Pesquisa e da Diretoria de Extensão e Ação Comunitária (Unesc), o trabalho foi desenvolvido a partir de duas vertentes: a primeira visou capacitar acadêmicos do curso de Medicina na lógica do Uso Racional de Medicamentos; a segunda vertente objetivou desenvolver ações educativas na comunidade dos bairros adjacentes à universidade, envolvendo temas como Uso Racional de Medicamentos. Foram capacitados 35 alunos e realizadas intervenções na comunidade que abrangeram 689 pessoas. Os acadêmicos envolvidos neste trabalho passaram a visualizar a prescrição de medicamentos de forma mais racional e ainda adquiriram a noção da importância de priorizar uma lista de medicamentos essenciais, tendo como base condutas pautadas nas melhores evidências disponíveis.

Palavras-chave : Medicina Baseada em Evidências; Educação Médica; Uso de Medicamentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )