SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de medicinaCapacitação na atenção à saúde do adolescente: experiência de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SCHLINKERT, William Rafaelo; SCARPELINI, Sandro  e  PAZIN-FILHO, Antonio. Problems and potentialities of e-learning for regular undergraduate courses in emergency medicine. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.03, pp.452-458. ISSN 1981-5271.

Introdução: Websites especialmente construídos para auxiliar cursos são comuns, mas não há dados sobre o impacto na aquisição de conhecimento. Objetivo: Avaliar o impacto da utilização de ferramentas de um website exclusivamente-dedicado no aprendizado cognitivo de alunos de medicina em curso de primeiros socorros. Métodos: Estudo prospectivo de 184 estudantes de medicina que realizaram curso curricular de primeiros socorros (carga horária - 24horas). Um website foi construído para auxiliar o curso com várias seções (aulas, material de leitura adicional, vídeo e exercícios de múltipla escolha). O acesso a cada seção educativa foi documentado para cada aluno. A avaliação foi composta de cinquenta testes de múltipla escolha, baseados em problemas. Regressão linear múltipla foi utilizada para corrigir possíveis fatores de confusão. Resultados: Não houve associação entre a intensidade de do uso das seções do website e o desempenho na avaliação - beta-coeficiente 0.27 (95% CI - 0.454 - 1.004). Os achados não se alteraram após o ajuste - 0.165 (95%CI -0.628 - 0.960). Conclusão: O use de um website para auxiliar o aprendizado em alunos de medicina não implicou em melhor desempenho.

Palavras-chave : Educação Médica; Aprendizagem; Medicina de Emergência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )