SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Capacitação na atenção à saúde do adolescente: experiência de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BERTONCELLO, Valdecir; MORO, Claudia Maria Cabral; BORTOLOZZI, Flávio  e  BERTONCELLO, Ludhiana Ethel Kendrick Silva. Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.03, pp.469-476. ISSN 1981-5271.

O Programa de Aprendizagem de Ginecologia e Obstetrícia da PUC-PR adota a aprendizagem baseada em problemas como metodologia de aprendizagem. Neste programa, são executados diversos casos clínicos que compõem seu conteúdo. Para cada caso clínico, os professores definem uma semiologia principal e as respectivas semiologias secundárias, a fim de definir o conjunto de ações ou procedimentos que os alunos devem executar. Visando à inserção das tecnologias da informação e comunicação no aprendizado dos alunos, foi desenvolvido um sistema que permite obter, passo a passo, as ações e procedimentos executados pelos alunos. O objetivo geral deste trabalho é conceber um modelo matemático e computacional que permita obter índices de similaridade entre as semiologias definidas pelos professores e as executadas pelos alunos.

Palavras-chave : Semiologia; Anamnese; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Tecnologias de Informação e Comunicação; Medidas de Similaridades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )