SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue04O encontro com a morte: à procura do mestre Quíron na formação médica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

LAZARINI, Carlos Alberto  and  FRANCISCHETTI, Ieda. Educação permanente: uma ferramenta para o desenvolvimento docente na graduação. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.04, pp.481-486. ISSN 1981-5271.

Objetivo: Descrever a percepção dos docentes tutores e dos docentes da Unidade de Prática Profissional (UPP) da primeira série dos cursos de Medicina e Enfermagem da Famema quanto à relevância de participar do programa de Educação Permanente (EP). Métodos: Estudo exploratório com questionário semiestruturado. Empregou-se a técnica de análise temática do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: A quase totalidade dos sujeitos considerou a atividade de EP como relevante. Os docentes da UPP apontaram ótimo espaço para aprendizagem, troca de experiências e reflexão sobre a prática. As ideias centrais dos tutores foram bom espaço de discussão e reflexão, porém um momento mal aproveitado. Considerações: Para os docentes da UPP, a proposta da EP (reflexão sobre a prática) vem sendo atingida, mas não tem respondido às expectativas e ao entendimento dos tutores. Dada a importância do desenvolvimento docente para a sustentação de um currículo inovador, é necessário problematizar os sentidos implícitos nesta fala em busca de uma EP mais responsiva aos tutores.

Keywords : Educação; Docente; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )