SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número04O encontro com a morte: à procura do mestre Quíron na formação médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LAZARINI, Carlos Alberto  e  FRANCISCHETTI, Ieda. Educação permanente: uma ferramenta para o desenvolvimento docente na graduação. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.04, pp.481-486. ISSN 1981-5271.

Objetivo: Descrever a percepção dos docentes tutores e dos docentes da Unidade de Prática Profissional (UPP) da primeira série dos cursos de Medicina e Enfermagem da Famema quanto à relevância de participar do programa de Educação Permanente (EP). Métodos: Estudo exploratório com questionário semiestruturado. Empregou-se a técnica de análise temática do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: A quase totalidade dos sujeitos considerou a atividade de EP como relevante. Os docentes da UPP apontaram ótimo espaço para aprendizagem, troca de experiências e reflexão sobre a prática. As ideias centrais dos tutores foram bom espaço de discussão e reflexão, porém um momento mal aproveitado. Considerações: Para os docentes da UPP, a proposta da EP (reflexão sobre a prática) vem sendo atingida, mas não tem respondido às expectativas e ao entendimento dos tutores. Dada a importância do desenvolvimento docente para a sustentação de um currículo inovador, é necessário problematizar os sentidos implícitos nesta fala em busca de uma EP mais responsiva aos tutores.

Palavras-chave : Educação; Docente; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )