SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número04Ludicidade e narrativa: estratégias de humanização na graduação médicaMédicos e indústria farmacêutica: percepções éticas de estudantes de medicina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

VILLACA, Fabiana de Mello  y  PALACIOS, Marisa. Concepções sobre assédio moral: bullying e trote em uma escola médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.04, pp.506-514. ISSN 1981-5271.

O termo bullying vem sendo utilizado para descrever um tipo de violência insidiosa e devastadora, que compromete negativamente a saúde e o ambiente. Pesquisas conduzidas sobre o tema em estudantes de Medicina revelam que ela ocorre especialmente sob a forma de abusos repetidos, mas permanece pouco explorada durante a formação médica. O objetivo deste trabalho é analisar o tema do trote como aparece nas falas de docentes e estudantes quando são estimulados a relatar situações de violência entre alunos durante a graduação em Medicina. Foi feita pesquisa de caráter exploratório, qualitativa, de corte transversal, sob a forma de estudo de caso. Foram entrevistados alunos em cargo de representação e professores em cargo de chefia. Os resultados evidenciaram a ocorrência de diversas situações de abuso, especificamente durante o trote universitário. É necessário um amplo debate sobre a violência na universidade. Para que se construa um ambiente de respeito e cooperação, adequado ao desenvolvimento de pessoas, a violência precisa ser banida das universidades.

Palabras clave : Educação Médica; Ética Institucional; Violência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )