SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número04Médicos e indústria farmacêutica: percepções éticas de estudantes de medicinaPerfil dos pesquisadores bolsistas de produtividade científica em medicina no CNPq, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

SANTOS, Alexandre Nogueira dos  y  MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Arquivamento e comunicação de imagens radiológicas na formação médica online. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.04, pp.525-534. ISSN 1981-5271.

O estudo investiga as possibilidades de utilização dos recursos de arquivamento e comunicação de imagens nas salas de aula e à distância no processo de formação médica através da telemedicina. Discutem-se as possibilidades de usar programas de informática que reproduzem os recursos de diferentes meios de diagnóstico por imagem como ferramenta didática nas aulas de telemedicina, por meio do acesso a imagens radiológicas utilizando sistemas de informática para fins de emissão de laudos à distância na formação médica. Avaliou-se a apresentação de imagens digitais nas salas de aula dos cursos de saúde a partir da experiência de residentes em formação que atuam na modalidade online, por meio de questionários aplicados com especialistas e residentes que atuam no caso relatado no estudo. Os aspectos de formação docente dos médicos, especialmente para atuar em ambientes online, definição de metodologias de avaliação, interação entre os sujeitos envolvidos foram avaliados para considerar a possibilidade de usar a experiência em cursos de Medicina como um meio de educação à distância (EAD) utilizando Arquivamento e Comunicação de Imagens (PACS).

Palabras clave : Educação Online; Telemedicina; Telerradiologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )