SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número04Perfil dos pesquisadores bolsistas de produtividade científica em medicina no CNPq, BrasilAdherence and perceptions regarding simulation training in undergraduate health sciences índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

GARCIA, Juliana Augusta Plens de Moura; RAMPIM, Danielle Bianchini; SCHOR, Paulo  y  SILVA, Julieta Freitas Ramalho da. Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da Unifesp, Escola Paulista de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.04, pp.542-548. ISSN 1981-5271.

Discute-se a necessidade de cuidar, no campo afetivo, das relações estabelecidas entre médicos e pacientes, o que depende de modelos de humanização durante o ensino médico. Em 2003, a Unifesp iniciou uma unidade curricular (UC) que propôs a Observação das Práticas Médicas (OPM) aos primeiranistas do curso médico. Após a observação, seguia-se uma discussão das experiências de modo expositivo e reflexivo, com professores de diversas subáreas. O objetivo do estudo foi avaliar a influência imediata e ao longo do tempo desta UC sobre 30 graduandos de Medicina do primeiro ao terceiro ano (dez por ano), utilizando um questionário de abordagem quantitativa (cinco questões de múltipla escolha) e qualitativa (três questões abertas, categorizadas após análise e consenso dos dois autores). Concluiu-se que a UC permitiu a apresentação de práticas médicas aos iniciantes, que tinham pouco contato com as mesmas. Ao longo dos anos, observou-se uma modificação na percepção dos alunos sobre a OPM: os alunos das primeiras séries valorizaram o acolhimento emocional, enquanto os de séries mais adiantadas, o conhecimento do seu campo de aprendizado e atuação futura.

Palabras clave : Relações Médico-Paciente; Estudantes de Medicina; Educação Médica; Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )