SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue04Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da Unifesp, Escola Paulista de MedicinaComo a educação a distância pode contribuir para uma prática integral em saúde? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ELIAS, Fernando Perpétuo; SCHMIDT, André  and  PAZIN-FILHO, Antonio. Adherence and perceptions regarding simulation training in undergraduate health sciences. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.04, pp.549-553. ISSN 1981-5271.

Introdução: O ensino superior tem sido constantemente pressionado para inserir novas técnicas. Em que se pese a vasta utilização das técnicas, ainda há carência de informações sobre sua utilização e impacto. A FMRP-USP está estruturando um Laboratório de Habilidades e necessita de dados sobre a prevalência de uso destes recursos. Objetivo: Avaliar a prevalência de recursos de simulação nos cursos oferecidos pela FMRP-USP. Métodos: Entrevista estruturada através de questionário desenvolvido especificamente aos responsáveis pelas disciplinas de graduação da FMRP-USP. Os dados obtidos foram armazenados em banco de dados desenvolvido na plataforma Microsoft Access. Os cursos foram divididos entre aqueles que oferecem algum tipo de recurso (GI) e os que se limitam a recursos tradicionais (GII) e foi utilizado o teste de qui-quadrado para a comparação de proporções entre os grupos. Resultados: Analisou-se 256 disciplinas. O percentual de disciplinas que compuseram o GI foi de 18,3%, variando de acordo com o curso - Medicina (24,7%), Terapia Ocupacional (23,0%), Nutrição (15,9%), Fisioterapia (9,8%) e Fonoaudiologia (9,1%). Há predominância do uso de programas de computador (42,5%) independente do curso. A origem dos recursos é de predomínio da FMRP-USP (56,3%), mas apresenta importante contribuição de outros setores. A manutenção, porém, é quase exclusividade da FMRP-USP. Os recursos estão alocados predominantemente nos Departamentos. Verificou-se grande interesse na centralização desses recursos em um laboratório de simulação. Conclusão: 1) Os recursos de simulação são predominantemente de baixa complexidade e em sua maioria restritos à programas de computador; 2) Há diversidade no uso dos recursos na dependência da área de aplicação, com maior uso em Medicina; 3) Os recursos estão dispersos na FMRP-USP, com aquisição e manutenção dependentes de iniciativas individuais dos cursos, sem centralização.

Keywords : Educação de Graduação em Medicina; Simulação; Prevalência.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )