SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número04Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da Unifesp, Escola Paulista de MedicinaComo a educação a distância pode contribuir para uma prática integral em saúde? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

ELIAS, Fernando Perpétuo; SCHMIDT, André  y  PAZIN-FILHO, Antonio. Adherence and perceptions regarding simulation training in undergraduate health sciences. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.04, pp.549-553. ISSN 1981-5271.

Introdução: O ensino superior tem sido constantemente pressionado para inserir novas técnicas. Em que se pese a vasta utilização das técnicas, ainda há carência de informações sobre sua utilização e impacto. A FMRP-USP está estruturando um Laboratório de Habilidades e necessita de dados sobre a prevalência de uso destes recursos. Objetivo: Avaliar a prevalência de recursos de simulação nos cursos oferecidos pela FMRP-USP. Métodos: Entrevista estruturada através de questionário desenvolvido especificamente aos responsáveis pelas disciplinas de graduação da FMRP-USP. Os dados obtidos foram armazenados em banco de dados desenvolvido na plataforma Microsoft Access. Os cursos foram divididos entre aqueles que oferecem algum tipo de recurso (GI) e os que se limitam a recursos tradicionais (GII) e foi utilizado o teste de qui-quadrado para a comparação de proporções entre os grupos. Resultados: Analisou-se 256 disciplinas. O percentual de disciplinas que compuseram o GI foi de 18,3%, variando de acordo com o curso - Medicina (24,7%), Terapia Ocupacional (23,0%), Nutrição (15,9%), Fisioterapia (9,8%) e Fonoaudiologia (9,1%). Há predominância do uso de programas de computador (42,5%) independente do curso. A origem dos recursos é de predomínio da FMRP-USP (56,3%), mas apresenta importante contribuição de outros setores. A manutenção, porém, é quase exclusividade da FMRP-USP. Os recursos estão alocados predominantemente nos Departamentos. Verificou-se grande interesse na centralização desses recursos em um laboratório de simulação. Conclusão: 1) Os recursos de simulação são predominantemente de baixa complexidade e em sua maioria restritos à programas de computador; 2) Há diversidade no uso dos recursos na dependência da área de aplicação, com maior uso em Medicina; 3) Os recursos estão dispersos na FMRP-USP, com aquisição e manutenção dependentes de iniciativas individuais dos cursos, sem centralização.

Palabras clave : Educação de Graduação em Medicina; Simulação; Prevalência.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )