SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue04Como a educação a distância pode contribuir para uma prática integral em saúde?Mudança de comportamento de médicos com transferência passiva de informações author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BARROS, Cynthia de Araújo; SAMICO, Isabella; FELICIANO, Kátia Virginia de Oliveira  and  OLIVEIRA, Felipe Araújo Andrade de. Knowledge of common pediatric cancers among medical students in northeast Brazil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.04, pp.565-572. ISSN 1981-5271.

Introdução: Durante as últimas décadas, o diagnóstico precoce do câncer pediátrico tem tido importante destaque na agenda internacional. Neste estudo, os autores avaliaram estudantes oriundos de uma faculdade de medicina no Recife, Brasil, considerando conhecimento e práticas no reconhecimento precoce do câncer pediátrico. Métodos: estudo de corte transversal com uma amostra de 82 estudantes de um total de 86 elegíveis para o estudo. Os dados foram coletados por meio de questionários autoaplicáveis. Os subgrupos foram definidos de acordo com o conhecimento sobre o tema e a auto-percepção dos estudantes acerca de sua competência e interesse no aprendizado. Resultados: 74,4% apresentaram conhecimento mínimo. O grupo sem conhecimento mínimo e com competência percebida para identificar casos suspeitos (23,3%) se encontrava na pior situação no sentido do diagnóstico precoce. Todos expressaram interesse em aprender mais sobre o tema.  Conclusões: Apesar dos níveis aceitáveis de conhecimento entre os estudantes, a definição de aspectos centrais dos processos de ensino-aprendizagem seria extremamente útil para a formação de médicos com competência para diagnosticar e tratar o câncer pediátrico.

Keywords : Medical Education; Oncology; Pediatrics; Early Diagnosis.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )