SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número04Knowledge of common pediatric cancers among medical students in northeast BrazilRever, pensar e (Re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

AZEVEDO, Jorge de; FISHER, Paul Douglas  y  BORDIN, Ronaldo. Mudança de comportamento de médicos com transferência passiva de informações. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.04, pp.573-579. ISSN 1981-5271.

Avaliou-se a mudança de comportamento de um grupo de médicos empregando-se a mala direta como estratégia de divulgação de informações, objetivando otimizar o uso de “Serviços Auxiliares de Diagnose e Terapia - SADT” numa regional de cooperativa médica do Sul do Brasil. Do total de 176 médicos, 130 constituíram a amostra para estudo quase-experimento. Utilizando-se o método Audit and Feedback, mensalmente  durante um ano, a relação SADT solicitados/consultas atendidas (aqui denominada “Índice de Solicitação de SADT - IsSADT”) retornou em forma de gráficos aos médicos. Para análises, os respondentes foram estratificados de diferentes formas, compararam-se os IsSADT pré e pós-intervenções e entre e intraestratos com testes de Wilcoxon, Mann-Whitney e Kruskall Wallis. Apesar de as solicitações de SADT que vinham sendo praticadas serem o quádruplo do estimado para a população de beneficiários, o comportamento do grupo estudado não se modificou com o fornecimento de informações desacompanhadas de outras medidas administrativas.

Palabras clave : Economia da Saúde; Política de Saúde; Administração e Planejamento em Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )