SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número04Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecularO relato de caso como situação gnosiológica: reflexões sobre a prática diagnóstica em patologia a partir de um caso de Abetalipoproteinemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

SPERANDIO, Ana Maria Girotti et al. Ensino e práticas de promoção da saúde durante o primeiro ano de medicina, Unicamp. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.04, pp.615-621. ISSN 1981-5271.

Introdução: Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e as orientações da Abem para ampliar a visão generalista da prática médica, a FCM-Unicamp renovou seu currículo ao implantar, no primeiro ano do curso de Medicina, a disciplina Ações de Saúde Pública, na qual os alunos devem identificar e atenuar um problema da região mediante projetos de intervenção nos Centros de Saúde (CS). Foi desenvolvido um projeto com foco nos motivos e consequências da presença de adolescentes grávidas nas redondezas do CS São Quirino em 2008. Objetivo: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida de adolescentes e bebês. Métodos: Selecionadas as adolescentes, aplicou-se um questionário e formou-se um Grupo de Gestantes no CS. Oficinas com temas variados foram desenvolvidas. Resultados: Alunos e funcionários do CS trabalharam harmonicamente, o que viabilizou a sustentabilidade do trabalho nos anos seguintes. Conclusão: As adolescentes reconheceram a importância dos cuidados com a gravidez, e os alunos tiveram contato precoce com as práticas do SUS.

Palabras clave : Educação Médica; Promoção da Saúde; Gestantes; Adolescentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )